quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Clima Organizacional





Já ouviu falar?

Pois é um assunto que muitos de nós vivemos com a presença ou ausência dele no nosso ambiente de trabalho e não só é importante como traz um impacto forte na produtividade de uma organização.

"Se o clima está bom, as pessoas trabalham mais felizes, mais motivadas e são capazes de dar o melhor de si. Se está ruim, as pessoas ficam desconfiadas, irritadas, desanimadas e, consequentemente, produzem menos. A situação do clima organizacional nunca resulta de uma única causa, mas sim de um conjunto de fatores”. Profª. Thais Baccaro- Unopar

Segundo o Wikipedia: O conceito de clima organizacional deu inicio à uma nova perspectiva da Administração, ao buscar explicações  para o desempenho do trabalho humano, por meio de relações entre o clima organizacional e outros aspectos relevantes do cotidiano, como liderança, satisfação, ética, motivação,rotatividade, entre outros (OLIVEIRA,1996)[4] . Kolbet al (1978) identificou outros aspectos relacionados ao conceito, como conformidade, padrões, recompensas, responsabilidade, apoio, clareza organizacional e calor humano.

Essa ferramenta permite a empresa uma visão geral de como está o ambiente organizacional. Por meio da percepção dos empregados é possível identificar os pontos positivos e os negativos, com isso buscar o aperfeiçoamento para manter um bom nível de produtividade.

Você já se sentiu desmotivado, desconfiado e até mesmo percebeu que sua empresa vive um alto grau de rotatividade? Já percebeu que seu colega ao lado é um excelente profissional e se sente desvalorizado? O clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente, na qualidade de seu trabalho. Por isso, é tão importante para as empresas mensurar essa percepção que os colaboradores têm dela, ou seja, o clima organizacional.

Se você é gestor de uma empresa esse é um assunto vale a pena conferir.

Uma empresa que preza pela qualidade e bom andamento não só da produção como do seus funcionários regularmente realiza uma pesquisa de Clima Organizacional. Este instrumento, busca obter repostas que auxiliam as empresas a identificar possíveis falhas ou oportunidades de melhoria.

A realização da pesquisa de clima organizacional ajuda também na questão da imagem da empresa. Os colaboradores são os primeiros clientes que a empresa precisa conquistar para que, depois possa conquistar o mercado. De nada adianta, por exemplo, uma empresa fazer uma campanha publicitária milionária a respeito da sua responsabilidade social ou ambiental para os clientes externos, se seus clientes internos não estão satisfeitos com as condições de trabalho ou não sabem de nada que empresa realiza a respeito destas questões.

O clima organizacional pode ser medido, também, através da percepção e alguns “sintomas”: quando o clima é bom, existe alegria no ambiente de trabalho, aplicação e surgimento de idéias novas, os funcionários se sentem confiáveis, engajados, e predominam atitudes positivas; já quando o clima é ruim, existe tensão, rivalidades, desinteresse, erros constantes, desobediência às ordens, falta de comunicação, alto índice de absenteísmo, greves, desperdício de materiais e turnover alto (rotatividade de funcionários).
É preciso estar atento, a sua empresa, nesse mundo competitivo, no Brasil que passa por uma instabilidade financeira grande. Empresas que sobrevivem são aquelas a qual sabe valorizar seus funcionários.

E como anda o clima organizacional da sua empresa?



Fontes: Unopar (pós Graduação)

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