quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Assedio!

Hoje a Ariane chegou aqui cansada e chateada no trabalho. Passou por uma situação que muitas mulheres passam no seu dia a dia o assédio. 
Saindo de casa com seu filho para resolver problema de saúde. Ao entrar no ônibus, seu filho percebeu que um homem não parava de tirar os olhos deles, incomodado a criança quis sentar em outro lugar, mas o ônibus estava cheio. Bateu aquele medinho pela insistência do rapaz em olhar de forma incisiva para ela. E agora o que fazer, ela pensou. Na primeira oportunidade que o ônibus abriu as portas ela desceu as pressas com seu pequeno. Quando o ônibus estava próximo de sair o rapaz lhe grita da janela: DELICIA!
Aparentemente um elogio se não fosse tal situação constrangedora e ameaçadora para uma mãe com um filho pequeno nesse mundo louco onde as pessoas perderam a referencia de certo e errado.

Mas o que é o que caracteriza um assedio?

Segundo dicionário Assédio sexual inclui qualquer comportamento sexual indesejado — por exemplo, tocar ou até mesmo fazer comentários de conotação sexual. Mas às vezes pode ser difícil perceber a diferença entre brincadeira, flerte e assédio sexual.
Infelizmente muitas mulheres e homens vivem algum tipo de assedio, moral, sexual ou no trabalho. E desconhece a realidade da denuncia. Assedio é crime!
Segundo o artigo 261-A do Código Penal , inserido pela Lei nº. 10.224 /01 tipifica a conduta de "Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função ."

Segundo o site da Revista Exame online: “roncas e gritos constantes, ser motivo de chacota entre colegas de trabalho, receber uma cantada do chefe prometendo uma promoção em troca de um jantar. Situações como essas são vivenciadas aos montes durante expedientes no Brasil afora e podem indicar que o (a) profissional é vítima de assédio moral ou assédio sexual. Mas como definir se é mesmo assédio? E, o mais importante, como provar na Justiça? Para descobrir estas respostas e sanar outras dúvidas que rondam o tema, EXAME.com consultou o advogado Aparecido Inácio, especialista no assunto e autor do livro “Assédio Moral no Mundo do Trabalho” (Editora Ideias & Letras)... Você pode conferir a matéria completa da revista: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-perguntas-e-respostas-sobre-assedio-moral-e-sexual

Se você já viveu alguma situação de assedio, denuncie, de alguma forma. Não deixe que marcas possam lhe tirar sono, a paz e bom espirito de tranquilidade interior.

Informe-se sobre o assunto!


Paz e bem para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário